quarta-feira, 4 de junho de 2008

Nostalgia (ou: Por que jogos universitários são tão bons?)

Tava aqui, na maior bobeira ever, pensando o que eu ia postar no fotolog, quando me deparei com uma foto do Economíadas de Avaré em 2003. Corri pro youtube, vi vários vídeos, de várias faculdades sobre o último Economíadas, que rolou nesse feriado de Corpus Christi novamente em Avaré. Quantas saudades.
Tenho algumas amigas que entraram recentemente na faculdade e eu disse pra todas a mesma coisa: quando os jogos vierem, não percam.
Dos jogos que fui, eu lembro de um montão de coisas. E quer saber por quê são bons?
Vou fazer uma lista (quando eu citar uma cidade, é pq teve jogos sediados lá e eu fui):
  1. Busão para ir. Os jogos, na verdade, começam dentro do busão pra ir. Em Serra Negra, como éramos pouco indo, fomos de busão tradicional, que você pega na rodoviária. Visualizem: 20 universitários, num ônibus que saiu às 19:30 de Campinas, com malas, vovós alheios e....um garrafão de jurupinga. A bagunça foi tamanha que em cert ponto, o motorista parou o busão e disse: "Ou vocês param a bagunça, ou todo mundo vai descer! Os outros passageiros estão incomodados!". Não paramos, mas demos uma maneirada, para não sermos largados no meio da estrada.
  2. Alojamento. Sim, 80% da graça dos jogos está em ficar no alojamento, que normalmente é em alguma escola da cidade. As salas de aula estão vazia. A faculdade normalmente determina uma área para quem levou barraca. Em Serra Negra, não tinha isso, mas em Avaré tinha. Você dorme mal, tem que temer por suas coisas (sempre tem um espírito de porco), mas é bom demais. Mesmo quando a bateria passa e pára em cima da sua barraca, é bom. Mesmo quando você vai trocar de roupa na barraca morrendo de medo de algum cara olhar por cima, é bom. Mesmo quando caem na sua barraca e quebram ela, é bom.
  3. Comer mal. Fato de jogos universitários é a má alimentação. Pensem: cerveja liberada o dia todo, por 4 dias. Você acorda, abre uma breja, acende um cigarro e vai lavar o rosto, escovar os dentes. Nunca tem um restaurante decente por perto, sempre uns botecos que vendem pingado, barraquinha de cachorro quente com a maionese verde... mas até isso tem um lado positivo: você DEFINITIVAMENTE vai voltar mais magro.
  4. Torcida. Nada mais emocionante em jogos do que as torcidas. No primeiro Economíadas que eu fui, eu não tinha muito noção, fui mais para ver como era... e era, viu? Uma energia sem igual, mil pessoas gritando "LOOOOOOOCOOOOO, LOCO, LOCO, LOCO, LOCOOO ESPM!!", dancinhas coreografadas, guitarra na bateria, músicas nada a ver, mas uma delícia de serem cantandas numa torcida (ex. Eu tenho a foooooorça, sou invencível, vamooooos amigos...").
  5. Cervejadas. Como eu já disse, a cerveja é liberada o dia todo, todos os dias. Mas, em alguns momentos do jogo, as faculdades promovem as cervejadas para a galera ir torcer toda junta. Normalmente elas acontecem do lado de fora do ginásio (não pode beber dentro, desde um incidente conhecido como jogar latas na torcida adversária), pra ir animando a galera e todo mundo ir com o maior pique torcer. Aí, eles meio que cortam a cerveja na hora do jogo, senão ninguém vai.
  6. Baladas. Eu, particularmente, que sempre fui com a ESPM, preferia MIL vezes as festas do alojas, exclusivas, do que as da Liga, que iam um milhão de pessoas e você se perdia de todo mundo. Nas baladas de alojas da ESPM, tinha banda, tinha patrocínio, tinha vodka, tinha energético, tinha cerveja, tinha jurupinga, tinha gente bonita, tinha beijo na boca fácil. Pra que eu ia querer sair de lá?
  7. Integração. De tudo isso aí, o mais legal mesmo era a integração que rolava. Até emprestar escova de dente teve gente que eu conheço que emprestou. Bom demais fazer novos amigos, e nos jogos você faz um montão.
Esses são os motivos pros jogos serem bons. Quer saber o que já aconteceu comigo em jogos?
  • Já vi amiga caindo em bueiro
  • Já torci o pé de bêbada
  • Já vi festival de selinhos entre amigos
  • Já vi amigo fazendo cocô no jardim, depois um outro amigo vomitando em cima e em seguida, um cachorro comendo o vômito
  • Vi gente lançada.
  • Namorar na balada do alojas
  • Vi amiga lançando tradição de torcida
  • Homem entrando pelado no banheiro feminino porque perdeu aposta
E mais outras mil coisas, que agora não consigo lembrar, ou que pegam mal se eu colocar aqui. Pus umas fotos para ilustrar, espero que vocês gostem!

Um comentário:

Túlio disse...

Literalmente eu não serviria pra essa vida!!!
Dormir em barraca, comer mal, esportes??? Nah!!! Sou fresco de mais pra isso!!!
Bjs!!!